sábado, 28 de maio de 2011

Edson Bueno, A Paixão Pela Saúde

“Com grande dificuldade de assimilação, viu amigos deixando-o para trás na escola, e não havia perspectiva alguma de futuro para ele. Mas com a crença que alimentava seu sonho, lutou contra suas próprias fraquezas e construiu o império da saúde. Conheçam Edson Bueno.”


Engraxate quando pequeno, com mãe dona-de-casa e padrasto caminhoneiro, Edson Bueno viveu tempos de extrema pobreza na pequena e pacata Guaratã, interior de São Paulo. Com dificuldades nos estudos, repetiu quatro vezes a quarta série e só encontrou caminho quando conheceu o médico da cidade, que o fez se apaixonar pela profissão. Superando o problema de aprendizado, conseguiu ir para o Rio de Janeiro estudar medicina numa universidade federal, e formou-se após morar durante toda a faculdade com mais nove estudantes em um conjugado de 30m². Especializou-se em cirurgia geral, e foi trabalhar numa pequena casa de saúde num município vizinho ao Rio de Janeiro.
Afundada em dívidas, a pequena clínica onde Edson trabalhava tinha dificuldades de pagar seus funcionários, e com grande astúcia ele viu sua primeira grande oportunidade. Negociou com o dono do hospital pra que ganhasse cotas de participação do hospital ao invés de receber um salário mensal, tornando-se sócio daquele hospital quase falido. Edson transformou o perfil da clínica com medidas simples, que passou a fazer dez vezes mais partos por mês do que anteriormente, e em menos de uma década tornou-se dono de 70% do mercado local, não apenas em obstetrícia como também em pediatria e clínica geral adulta.
Em 1978, decidiu reunir o conhecimento de administração hospitalar que possuía para criar um plano de saúde voltado para a classe média, extremamente crítica e exigente. Nascia a Amil, empreitada que exigiu de Edson um grande preparo e estudo, que o fez buscar uma pós-graduação na PUC-Rio, e posteriormente na Harvard Business School, em Boston. Implantando idéias como a disponibilidade ilimitada de consultas e exames, a distribuição de agências de atendimento por toda a cidade e o teleatendimento 24 horas, a Amil ficou conhecida como um plano de saúde inovador. Com grande investimento em marketing e uma estratégia de confronto, consolidou-se no Rio, cresceu mais tarde para São Paulo e ao longo dos anos 90 tornou-se o maior grupo brasileiro de medicina privada.
Aquilo que começou como um pequeno hospital próximo ao Rio de Janeiro, hoje conta com aproximadamente 2.100 hospitais, 32 mil consultórios e clínicas médicas e 5.900 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens. E Edson orgulha-se da missão da empresa de garantir o acesso à medicina de alta tecnologia e qualidade a uma grande parcela da população.





“Tente encontrar alguma coisa na vida que desperte sua paixão. A paixão é a maior motivação que existe para se alcançar um objetivo”. Edson de Godoy Bueno


sábado, 21 de maio de 2011

Charles Chaplin, Alguém Que Só Queria Fazer o Bem

“As adversidades do mundo não podiam mudar quem ele realmente era ou o que queria fazer. Transmitir sua mensagem através do riso e alegria era mais importante para ele do que qualquer outra coisa. Ele é e sempre será o grande Charles Chaplin.”

Nascido em 1889 na Inglaterra, seus pais eram artistas de music-hall e lhe ensinaram a cantar e se apresentar em peças teatrais quando muito novo. No entanto, após a separação deles, Chaplin começou a peregrinar com seu meio irmão. Moraram com sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente, com seu pai, que era alcoólatra, e em diversas escolas para crianças pobres em Londres, até terem sido atraídos ao mundo teatral, onde provaram ter um grande talento.
Após trabalhar com papéis secundários durante anos, foi em sua segunda turnê nos EUA que resolveu permanecer por lá, recebendo mais tarde uma oferta de interpretar em um filme. O problema era que Chaplin encontrou muita dificuldade de adaptação nas filmagens e chegou a ser considerado um grande erro pelos diretores. No entanto, por mais incrível que tenha sido para todos, seus filmes tiveram tanto sucesso que ele se tornou uma das maiores estrelas da produtora.
Foi nessa onda de criatividade e aprendizado que criou seu personagem mais famoso, Carlitos, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, que aparece sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número. Devido à quantidade de imigrantes chegando aos EUA que não sabiam falar a língua inglesa, seu nome foi emergindo mais no cenário cinematográfico com seus filmes mudos, na maioria produzidos por ele mesmo.
Chaplin nunca explicou detalhadamente seus métodos de filmagem a ninguém, alegando que tal coisa seria o mesmo que um mágico revelar seus truques, mas sabe-se que era um diretor extremamente exigente, mostrando a seus atores exatamente como eles deveriam atuar e filmando dezenas de tomadas até conseguir a cena que ele queria. “Meu pai dizia ter visto Chaplin filmar uma cena mais de cem vezes até ficar satisfeito”, conta o animador Chuck Jones, que morava perto do estúdio de Chaplin quando era garoto.
Usando de sua grande influência e dos filmes como meio de comunicação, fez campanha anti-nazista com o filme “O Grande Ditador” (isso numa época em que os EUA fazia política de neutralidade). Mas devido ao seu posicionamento esquerdista, após a guerra sofreu grandes perseguições do governo americano querendo explicações sobre a possibilidade de ele fazer propaganda comunista em seus filmes. Por fim, isto o fez decidir morar na Europa até vir a falecer aos 88 anos.
Com um currículo de mais de 90 filmes feitos como ator e mais de 15 como diretor, Chaplin ainda disputou a grande final de xadez com o campeão americano, teve 11 filhos, e até há rumores de que ele próprio participou uma vez de um concurso de imitadores de Charlie Chaplin, e acabou ficando em 3º lugar. Passados mais de 30 anos de sua morte, seu personagem “Carlitos” é provavelmente o mais imitado em todos os níveis de entretenimento, e seus poemas e filmes se perpetuam até hoje. Uma marca de alguém que só queria fazer o bem.

 

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível." Charles Chaplin

sábado, 14 de maio de 2011

Larry Ellison, O Longo Prazo Promissor


"Percebeu nos olhos dos outros que não havia muita crença em seu caminho. Viu-se frente a grandes perdas, que o fizeram pensar em desistir, mas continuou mostrando seu potencial. Sabendo o tempo certo para tudo acontecer, hoje Larry Ellison é o 5º homem mais rico do mundo."

Com apenas nove meses Larry contraiu pneumonia, e com 19 anos na época, sua mãe o entregou a pais adotivos, para que recebesse uma criação melhor. Então, Larry passou a viver em Chicago, e só aos doze anos veio a saber que era adotado. Na escola, mostrava grande aptidão para Matemática e Ciências, e chegou a ser o melhor da turma após entrar na Universidade de Illinois. No entanto, quando estava fazendo os exames finais de seu segundo ano, sua mãe adotiva morreu, e ele acabou por abandonar aquela universidade, inscrevendo-se na Universidade de Chicago no ano seguinte. Também largou esta instituição, dessa vez no primeiro semestre, o que levou seu pai adotivo, com quem já tinha algumas desavenças, a acreditar que ele não tinha futuro.
Confiante nos conhecimentos de informática adquiridos em Chicago, aos 25 anos partiu para Berkeley, na Califórnia, onde saltou de emprego para emprego durante oito anos. Após adquirir grande experiência em seus trabalhos, aproveitou um conceito que a então grande IBM não quis explorar, um modelo de banco de dados facilitador no tratamento das informações. Juntou-se a Robert Miner e Ed Oates, e fundou sua primeira empresa de software, a Oracle.
Na disputa pelo mercado de softwares, acabou conquistando dois grandes nomes: Força Aérea Americana e CIA. Com isso conseguia duplicar anualmente suas vendas. Entretanto, quando a empresa havia atingido um porte grande e resolveu se lançar na bolsa de valores, passou por uma fase de grandes perdas, quase pedindo falência, e como resposta Larry contratou administradores novos e mais experientes, para que pudesse ter em mente apenas o desenvolvimento dos produtos.
Com esse movimento rápido frente à crise, Larry conseguiu recuperar o valor da empresa em dois anos. Ao longo do tempo, a Oracle foi desenvolvendo seus produtos, ganhando novos clientes e chegando ao topo da pirâmide, tornando-se líder mundial no mercado de software. Larry conseguiu provar o que até então não haviam visto nele: o longo prazo promissor.

 "Quando inovamos, devemos estar preparados para ouvir as pessoas dizendo que estamos loucos." Larry Ellison

sábado, 7 de maio de 2011

Ralph Lauren, Um Nome a Zelar

"Quando terminou o segundo grau, escreveu no anuário da turma o que gostaria de ser no futuro: "Milionário". Atravessando a vida com maestria, hoje tem seu nome como referência de elegância para todos os homens, tendo realizado seu sonho mais de 100 vezes ao tornar-se Bilionário."

Filho de um pintor de paredes, Ralph Lifshitz nasceu em 1939 e foi criado no bairro “barra-pesada” do Bronx, em Nova York. Para ganhar dinheiro, vendia gravatas aos colegas da escola judaica – isso até abandoná-la para servir o Exército. Se fosse nos dias de hoje, seria possível dizer também que ele foi vítima de bullying na infância. As outras crianças não o deixavam em paz por causa de seu sobrenome incomum: Lifshitz (em inglês, soa como um palavrão). Ao notar seu constrangimento, seu irmão mais velho, Jerry, decidiu trocar este sobrenome por algo que não desse margem para piadas em sua época de adolescência – e adotou o famoso Lauren. Assim nascia uma nova pessoa, mais confiante em si e com grandes metas pela frente.
Nos anos 60, após o serviço militar, trabalhou como balconista e depois como vendedor de gravatas novamente. Como grande admirador da forma elegante de vestir-se das grandes personalidades da época, como Cary Grant e Fred Astaire, percebeu a vaidade apreciada pelos grandes homens de negócios, que como ele gostavam de vestir-se bem e com estilo. E como o mercado carecia de uma marca de roupas masculinas forte, que proporcionasse beleza dentro dos padrões masculinos, e ao mesmo tempo representasse poder, dinheiro e sucesso, criou a marca mais famosa do mundo e a nomeou com seu próprio nome, “Ralph Lauren”. Sendo um sucesso desde seu lançamento, alcançou horizontes nunca vistos antes com sua linha de roupas chamada "Polo", além de diversificar para uma linha infantil, de perfumes e de artigos para casa e hoje, sua fortuna é avaliada em 4,6 bilhões de dólares pela Forbes.
Um simples vendedor de gravatas, de um bairro esquecido, sem grandes estudos, mas com apenas um sonho, o de ser rico. E encontrou esse caminho através do que mais gostava de fazer: criar e inovar no ramo da moda. Essa foi a sua marca no mundo!



"A verdadeira excitação do que você está fazendo é o ato de fazê-lo. Não é o que você vai conseguir no final - não é a cortina final - é realmente o fazer e amar o que está fazendo."   Ralph Lauren