“Existem pessoas que vêm ao mundo com uma meta: servir como exemplo a todos;
para olharmos e vermos que tudo é possível; para olharmos e dizermos “eu também
posso”; para nunca mais duvidarmos da nossa capacidade e com isso irmos cada vez
mais longe..."
Esse é o resumo da história de Nick Vujicic
Nick nasceu em 1982 com uma rara desordem chamada de Tetra-Amelia, isto é, ele nasceu sem os braços e as pernas. Desde a infância, não só Nick necessitou superar situações difíceis, mas sua família também.
A lei na Austrália obrigava todas as crianças com deficiência a estudar em uma escola especial, mesmo não sendo deficiente mental. Inconformada, sua mãe lutou contra essa lei e conseguiu que Nick fosse um dos primeiros a ser integrado a uma escola normal como todos os outros. No entanto, na escola ele sofria de bullying e não conseguia entender o porquê de ter nascido assim. Aos 8 anos, Nick começou a contemplar o suicídio, mas teve sorte de sempre ter uma família que lhe desse todo o apoio necessário nas horas difíceis.
Nick diz que sua vida mudou quando viu um artigo sobre um homem que enfrentava desafios diários devido a sua condição especial. Isso o fez perceber que, por mais que sua situação fosse diferente, ainda assim ele não estava sozinho. A partir daí, começou a se ver como uma benção de Deus, e com uma meta em mente: ajudar a todos, através de sua experiência, a enxergar a vida de uma forma melhor, sem medo de desafios, sem medo da felicidade, sem medo da vida.
Aos 17 anos montou sua primeira organização sem fins lucrativos chamada “A Life Without Limbs” (Uma vida sem membros - http://www.lifewithoutlimbs.org/ ), e passou a dar palestras motivacionais em seu grupo de oração. Aos 21, graduou-se com uma bidiplomação em Contabilidade e Planejamento Financeiro, e começou a lutar para alcançar suas metas na vida, como ser entrevistado pela Oprah Winfrey, aparecer em um filme, e principalmente difundir suas palavras de inspiração ao redor do mundo, coisas que ele já realizou hoje.
Nick também escreveu um livro chamado “Life Without Limits: Inspiration for a Ridiculously Good Life” (Vida Sem Limites: Inspiração para uma Vida Ridiculamente Boa), e promove sua perspectiva ao redor do mundo para jovens e adultos, contribuindo para um mundo melhor.
Abaixo segue um vídeo de apresentação sobre ele:
"Se o Mundo achar que você não é bom o suficiente, é uma mentira. Você sabe disso! Peça uma segunda opinião." Nick Vujicic
Incrível! Sem palavras, ele fala por si só...
ResponderExcluirO melhor da história é ele transmitir os princípios que ele aprendeu com mais dificuldade que o normal, pelo fato da sociedade não o ver como uma pessoa normal...
E isso é sentido por todas as pessoas com deficiência, até os que não nasceram com ela.
E o fato dele ser esse tipo de deficiente que a gnt olha e pensa: "coitado, deve ser incapaz de fazer muita coisa!" dá muito mais impacto aos aprendizados que ele quer transmitir... Pq óbviamente não é isso que os impede de ter determinação para fazer o que eles desejarem!!!
Isso me faz lembrar, como educadora em formação (rsrs) que é fundamental mudar essa idéia da sociedade.. De que a pessoa com deficiência é incapaz, que não pode realizar o que quer.
Enfim, eu disse que tava sem palavras mas falei bastante né! rsrs
Ótimo comentário Marcelle! Nick é um grande exemplo para nos espelharmos em qualquer momento em que pensamos em desistir por achar que não conseguimos, quando ele com todas suas limitações nos prova o contrario. Sem contar que, atraves de suas histórias, ele salva pessoas que simplismente acreditam não ter mais motivos para viver. Espero que essa história tenha sido de grande ajuda para o futuro de uma grande educadora que você será!
ResponderExcluirMuito Obrigado pelo comentário e por partilhar sua opinião.