“Com grande dificuldade de assimilação, viu amigos deixando-o para trás na escola, e não havia perspectiva alguma de futuro para ele. Mas com a crença que alimentava seu sonho, lutou contra suas próprias fraquezas e construiu o império da saúde. Conheçam Edson Bueno.”
Engraxate quando pequeno, com mãe dona-de-casa e padrasto caminhoneiro, Edson Bueno viveu tempos de extrema pobreza na pequena e pacata Guaratã, interior de São Paulo. Com dificuldades nos estudos, repetiu quatro vezes a quarta série e só encontrou caminho quando conheceu o médico da cidade, que o fez se apaixonar pela profissão. Superando o problema de aprendizado, conseguiu ir para o Rio de Janeiro estudar medicina numa universidade federal, e formou-se após morar durante toda a faculdade com mais nove estudantes em um conjugado de 30m². Especializou-se em cirurgia geral, e foi trabalhar numa pequena casa de saúde num município vizinho ao Rio de Janeiro.
Afundada em dívidas, a pequena clínica onde Edson trabalhava tinha dificuldades de pagar seus funcionários, e com grande astúcia ele viu sua primeira grande oportunidade. Negociou com o dono do hospital pra que ganhasse cotas de participação do hospital ao invés de receber um salário mensal, tornando-se sócio daquele hospital quase falido. Edson transformou o perfil da clínica com medidas simples, que passou a fazer dez vezes mais partos por mês do que anteriormente, e em menos de uma década tornou-se dono de 70% do mercado local, não apenas em obstetrícia como também em pediatria e clínica geral adulta.
Em 1978, decidiu reunir o conhecimento de administração hospitalar que possuía para criar um plano de saúde voltado para a classe média, extremamente crítica e exigente. Nascia a Amil, empreitada que exigiu de Edson um grande preparo e estudo, que o fez buscar uma pós-graduação na PUC-Rio, e posteriormente na Harvard Business School, em Boston. Implantando idéias como a disponibilidade ilimitada de consultas e exames, a distribuição de agências de atendimento por toda a cidade e o teleatendimento 24 horas, a Amil ficou conhecida como um plano de saúde inovador. Com grande investimento em marketing e uma estratégia de confronto, consolidou-se no Rio, cresceu mais tarde para São Paulo e ao longo dos anos 90 tornou-se o maior grupo brasileiro de medicina privada.
Aquilo que começou como um pequeno hospital próximo ao Rio de Janeiro, hoje conta com aproximadamente 2.100 hospitais, 32 mil consultórios e clínicas médicas e 5.900 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens. E Edson orgulha-se da missão da empresa de garantir o acesso à medicina de alta tecnologia e qualidade a uma grande parcela da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário