sábado, 20 de agosto de 2011

Marilyn Vos Savant, A Gurú da Sabedoria

"Suponha que você esta em um Game Show, e lhe dão  a escolha de três portas. Atrás de uma porta esta um carro te esperando e atrás das outras duas, tem cabras... Você escolhe a porta nº 1 por sorte, e o anfitrião, que sabe o que está por trás das portas, abre a porta nº 3, que tem uma cabra, só para te persuadir e  te diz: "Você quer trocar para a porta 2?" 

Você trocaria de porta?"


Alguns conhecem essa história do filme "Quebando a Banca", mas o que a maioria não conhece é que essa questão foi levantanda muito antes do filme ser lançado e nos remete ao uma das mais incríveis histórias de superação e crença nas próprias habilidades que se existe.
Marilyn Vos Savat é uma mulher que costumava estar no "Guiness Book" (Livro dos Recorde) com um recorde um pouco incomum, o de maior nota de QI. Com o tempo o recorde foi removido do livro pelo fato de o teste de QI não poder ser completamente confiável, mas que mesmo assim, trouxe o nome de Marilyn a certo conhecimento do público. Ela então passou a escrever para jornais e revistas e hoje ela tem o próprio site, além de responder diversas perguntas enviadas por seus leitores. Em outras palavras, ela é uma espécie de Gurú da Sabedoria Pública.

No ano de 1990, ela postou a mesma questão descrita acima em uma de suas colunas com a solução em baixo. E com surpresa, recebeu diversos comentários sobre ele. No entanto esses comentários não vinham de pessoas normais, leitores de suas matérias tentando enteder sobre o por que daquela solução, mas vindo de Phd's de todo mundo, até mesmo do Diretor do Departamento de Informação e Pesquisa de Estatistica Matemática do Instituto Nacional de Saúde (Só pelo tamanho do nome do seu cargo da pra ver que ele é sinistro), todos dizendo uníssonos que ela estava errada e deveria reconhecer seu erro... E numa resposta da Marilyn sobre os feedbacks que estava recebendo sobre o assunto, 92% dos leitores diziam que ela estava errada e 65% das cartas de universidades não concordavam com sua resposta. Com isso, Marilyn fez o mais simples, propós um desafio, aonde ela explicava sua teoria e dizia para todos os professores que duvidassem dela aplicasse o teste com seus alunos e o resultado seria sempre o mesmo.
Não preciso explicar quem estava certo, né?!
Mas apenas posto a primeira respota após ela propor o desafio:


"Você está correta! Meus colegas de trabalho ficaram perplexos com esse problema, e ouso dizer que a maioria deles, inclusive eu, a princípio, pensei que você estava errada!"
Seth Kalson, Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology

Me digam vocês, caros leitores, teriam a mesma crença de Marilyn em ter a frieza de dizer que estava certa mesmo com tantos "Gurús da Matemática" discordando ou aceitaria um erro para sair de cena?

                                                                                                       Marilyn Vos Savant



Para quem quer ler a pergunta e suas respostas segue o link (inglês): http://www.marilynvossavant.com/articles/gameshow.html

Um comentário: