sábado, 20 de agosto de 2011

Marilyn Vos Savant, A Gurú da Sabedoria

"Suponha que você esta em um Game Show, e lhe dão  a escolha de três portas. Atrás de uma porta esta um carro te esperando e atrás das outras duas, tem cabras... Você escolhe a porta nº 1 por sorte, e o anfitrião, que sabe o que está por trás das portas, abre a porta nº 3, que tem uma cabra, só para te persuadir e  te diz: "Você quer trocar para a porta 2?" 

Você trocaria de porta?"


Alguns conhecem essa história do filme "Quebando a Banca", mas o que a maioria não conhece é que essa questão foi levantanda muito antes do filme ser lançado e nos remete ao uma das mais incríveis histórias de superação e crença nas próprias habilidades que se existe.
Marilyn Vos Savat é uma mulher que costumava estar no "Guiness Book" (Livro dos Recorde) com um recorde um pouco incomum, o de maior nota de QI. Com o tempo o recorde foi removido do livro pelo fato de o teste de QI não poder ser completamente confiável, mas que mesmo assim, trouxe o nome de Marilyn a certo conhecimento do público. Ela então passou a escrever para jornais e revistas e hoje ela tem o próprio site, além de responder diversas perguntas enviadas por seus leitores. Em outras palavras, ela é uma espécie de Gurú da Sabedoria Pública.

No ano de 1990, ela postou a mesma questão descrita acima em uma de suas colunas com a solução em baixo. E com surpresa, recebeu diversos comentários sobre ele. No entanto esses comentários não vinham de pessoas normais, leitores de suas matérias tentando enteder sobre o por que daquela solução, mas vindo de Phd's de todo mundo, até mesmo do Diretor do Departamento de Informação e Pesquisa de Estatistica Matemática do Instituto Nacional de Saúde (Só pelo tamanho do nome do seu cargo da pra ver que ele é sinistro), todos dizendo uníssonos que ela estava errada e deveria reconhecer seu erro... E numa resposta da Marilyn sobre os feedbacks que estava recebendo sobre o assunto, 92% dos leitores diziam que ela estava errada e 65% das cartas de universidades não concordavam com sua resposta. Com isso, Marilyn fez o mais simples, propós um desafio, aonde ela explicava sua teoria e dizia para todos os professores que duvidassem dela aplicasse o teste com seus alunos e o resultado seria sempre o mesmo.
Não preciso explicar quem estava certo, né?!
Mas apenas posto a primeira respota após ela propor o desafio:


"Você está correta! Meus colegas de trabalho ficaram perplexos com esse problema, e ouso dizer que a maioria deles, inclusive eu, a princípio, pensei que você estava errada!"
Seth Kalson, Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology

Me digam vocês, caros leitores, teriam a mesma crença de Marilyn em ter a frieza de dizer que estava certa mesmo com tantos "Gurús da Matemática" discordando ou aceitaria um erro para sair de cena?

                                                                                                       Marilyn Vos Savant



Para quem quer ler a pergunta e suas respostas segue o link (inglês): http://www.marilynvossavant.com/articles/gameshow.html

sábado, 6 de agosto de 2011

Walt Disney, O Sonhador

Walt Disney nasceu em 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri. Foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, que era um homem bastante severo. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo, fato que iria influenciar algumas de suas atitudes posteriormente.
Aos 16 anos, como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando procurou alistar-se no Exército durante a Primeira Guerra Mundial e conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha. De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na "Kansas City Arts School". Foi iniciado na Ordem DeMolay, a qual freqüentou por muitos anos.
Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Em Hollywood, Walt Disney contatou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers não só aceita a oferta como também aceita pagar 1500 dólares por cada filme.
Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal e arranjar pessoal, Walt começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma moça convivia com personagens de cenário animado. Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Walt conheceu sua futura esposa, Lilian Bonds. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, um grande sucesso que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes. Foi para Nova Iorque, onde foi apanhado de surpresa. O patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe os personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.
De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada "Silly Symphonies"(Sinfonias Tolas), a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens. O desenho "Flowers and Trees", dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado. Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A jovem empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na mão: o primeiro longa-metragem sonoro e em cores.
Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, Ub Iwerks criou para Walt Disney Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.
Em 1927, já se havia inventado o filme sonoro. Poucos anos depois, inventou-se o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, Walt Disney passou a colaborar com o FBI, a polícia federal estadunidense.
Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos.
Depois da guerra, Walt Disney estava com sua empresa arruinada. Walt tinha duas opções: ou fazia um filme ou vendia a empresa. Decidiu, assim, fazer o filme Cinderela. O filme foi um sucesso e gerou riqueza para que a empresa continuasse.
Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um superparque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC.
Existe ainda um outro parque semelhante, chamado Walt Disney World, perto de Orlando, na Flórida, que foi inaugurado em 1971, após a morte de Disney. Quase todos os brinquedos, desfiles e espetáculos desses dois parques baseiam-se nos personagens dos filmes de Disney.
O cineasta, porém, não viveu para ver as atrações da Disneyworld, como o Epcot, o Magic Kingdom, os estúdios MGM (atual "Hollywood Studios") e o Disney Animal Kingdom, além dos parques aquáticos. Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
Vida, história e sonhos de um eterno sonhador. Não foi grande por criar desenhos animados, mas por criar a magia na infância de cada um de nós... Esse foi Walter Disney.


"Se você consegue sonhar, você consegue construir. Sempre se lembre que tudo isso foi construido com um sonho e um rato." Walt Disney