sábado, 14 de maio de 2011

Larry Ellison, O Longo Prazo Promissor


"Percebeu nos olhos dos outros que não havia muita crença em seu caminho. Viu-se frente a grandes perdas, que o fizeram pensar em desistir, mas continuou mostrando seu potencial. Sabendo o tempo certo para tudo acontecer, hoje Larry Ellison é o 5º homem mais rico do mundo."

Com apenas nove meses Larry contraiu pneumonia, e com 19 anos na época, sua mãe o entregou a pais adotivos, para que recebesse uma criação melhor. Então, Larry passou a viver em Chicago, e só aos doze anos veio a saber que era adotado. Na escola, mostrava grande aptidão para Matemática e Ciências, e chegou a ser o melhor da turma após entrar na Universidade de Illinois. No entanto, quando estava fazendo os exames finais de seu segundo ano, sua mãe adotiva morreu, e ele acabou por abandonar aquela universidade, inscrevendo-se na Universidade de Chicago no ano seguinte. Também largou esta instituição, dessa vez no primeiro semestre, o que levou seu pai adotivo, com quem já tinha algumas desavenças, a acreditar que ele não tinha futuro.
Confiante nos conhecimentos de informática adquiridos em Chicago, aos 25 anos partiu para Berkeley, na Califórnia, onde saltou de emprego para emprego durante oito anos. Após adquirir grande experiência em seus trabalhos, aproveitou um conceito que a então grande IBM não quis explorar, um modelo de banco de dados facilitador no tratamento das informações. Juntou-se a Robert Miner e Ed Oates, e fundou sua primeira empresa de software, a Oracle.
Na disputa pelo mercado de softwares, acabou conquistando dois grandes nomes: Força Aérea Americana e CIA. Com isso conseguia duplicar anualmente suas vendas. Entretanto, quando a empresa havia atingido um porte grande e resolveu se lançar na bolsa de valores, passou por uma fase de grandes perdas, quase pedindo falência, e como resposta Larry contratou administradores novos e mais experientes, para que pudesse ter em mente apenas o desenvolvimento dos produtos.
Com esse movimento rápido frente à crise, Larry conseguiu recuperar o valor da empresa em dois anos. Ao longo do tempo, a Oracle foi desenvolvendo seus produtos, ganhando novos clientes e chegando ao topo da pirâmide, tornando-se líder mundial no mercado de software. Larry conseguiu provar o que até então não haviam visto nele: o longo prazo promissor.

 "Quando inovamos, devemos estar preparados para ouvir as pessoas dizendo que estamos loucos." Larry Ellison

3 comentários:

  1. Ih, legal! Não fazia idéia dessa história :P
    Gostei da frase do final! Se tratando de tecnologia, realmente 'inovação' é uma palavra chave! E o sucesso se garante na otimização, na facilitação das nossas necessidades que estão cada vez mais exigindo rapidez e tal...
    Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que trouxe mais uma história inédita para você, Celle.
    A frase com certeza se aplica sobre tecnologia, mas pode também ser aplicada em todas as áreas da vida. Por exemplo, veja a história de Brad Cohen, em um post algumas semanas atrás, que queria ser professor primário mesmo tendo síndrome de Tourette e teve que "inovar" no modo de lecionar aos alunos e ouviu que seria "louco" por isso. Conclusão: se tornou o melhor professor do ano e seu livro sobre sua vida virou um best-seller.
    Devemos tentar encontrar novos caminhos melhores para tudo que fazemos, e isso, para mim, é uma das definições de empreendedorismo.
    Muito Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria, a frase tem tudo a ver!!

    Abs

    ResponderExcluir