sábado, 19 de março de 2011

Haile Gebrselassie, A Força da Vitória

“Cresci na África, e todo dia é uma luta pela sobrevivência. Desde criança tinha que correr 20 km para ir e voltar da escola, e foi assim que encontrei a força que me fez ir ainda mais longe. Uma força pela minha mãe, meu pai e minha família; uma força para vencer os desafios e pobrezas do passado; uma força contra aqueles que disseram que eu não conseguiria; uma força pelo sonho dos africanos.”
Haile Gebrselassie, atletista.

Haile nasceu na Etiópia em uma família com 10 irmãos. Criança pobre criada numa fazenda de plantação de arroz sem eletricidade nem água corrente, corria 20 km para ir e voltar da escola, fazendo-o desenvolver uma postura de corredor com o braço direito dobrado (como se estivesse carregando ali os livros escolares).
Em sua primeira competição, aos 16 anos, venceu uma prova de 1.500 m contra corredores mais velhos, e como prêmio recebeu um calção e uma camiseta. Aos 19 anos, começou a ser notado internacionalmente quando ganhou o campeonato mundial de atletismo na Coréia e na idade de 23, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta e estabeleceu o novo recorde olímpico. No ano 2000, ele mais uma vez liderou o ranking de fundistas, vencendo todas as provas das quais participou, nos 5.000 e 10.000 m rasos. A mais sensacional delas, e que o transformou na lenda do atletismo, foi contra Tergat, seu grande adversário nas pistas, na mais apertada chegada de uma final olímpica nesta distância. Nos últimos 400 m, Tergat deu uma arrancada fulminante, parecendo que ia vencer a prova. Haile, entretanto, encontrou restos de força e, praticamente remando no ar, conseguiu ultrapassar Tergat por uma cabeça em cima da linha de chegada, numa diferença entre eles de 0.09s. (Ele considera esta a maior vitória de sua carreira). Em 2004 resolveu dedicar sua carreira a maratonas e provas mais longas, ficando invencível em todas as competições que participou em 2005 e iniciando o ano de 2006 com quebra de recorde mundial.
Haile começou a treinar para quebrar seu recorde, e em estudos com seu técnico, decidiram que o feito seria na maratona mais rica do mundo, a de Dubai. O prêmio para o primeiro colocado era de US$ 250.000,00, com um extra de US$ 1.000.000,00 por quebra de recorde. Na tentativa mais emocionante que já foi vista numa maratona, Haile sentiu ventos contrários no terço final do percurso e não obteve êxito na quebra do recorde por 54 segundos. Mais tarde, no entanto, Haile conseguiu quebrar seu recorde finalizando a maratona de Berlim em 2h03m59s.
Hoje, Haile ainda compete e permanece comprometido com seu povo, empregando 400 pessoas em diversos negócios que possui, como hotéis, academia e cinema na Etiópia, além de também ter fundado e sustentar duas escolas frequentadas por 1.200 crianças, que recebem uma educação de primeiro mundo.



“Existe uma grande força dentro de você. Até onde ela vai te levar?”


2 comentários:

  1. Uma bela história, uma grande vitória, e com demonstração de solidariedade!
    Vou seguir o exemplo e começar a ir pra faculdade correndo pra virar maratonista! Hehe!

    ResponderExcluir
  2. Quando estou precisando de motivação, sempre digo para mim: "O mais dificil é dar o primeiro passo. Depois são todos iguais ao primeiro". Espero que voce consiga se tornar maratonista Thiago e essa história, como todas as outras, te ajudem, principalmente nesse começo.
    Muito Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir