sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lance Armstrong, A Dor é Passageira, Desistir é Para Sempre

Armstrong, que em português significa “braço forte”, não se refere apenas a sua força bruta, mas carrega também uma vontade de mudar e ajudar a todos que, assim como ele, não desistiram mesmo diante da morte.”

Desde pequeno, Lance já treinava para realizar algo maior acordando todos os dias às 04h45min da manhã para treinar na piscina perto de sua casa. Sua mãe, sabendo do potencial do filho, chegou a trabalhar em três empregos para que ele pudesse se ocupar apenas com os estudos e os esportes, após seu pai tê-los deixado.
Aos 21 anos, Lance venceu o campeonato mundial de ciclismo em estrada, e iniciou sua carreira como profissional pela Motorola. Após algumas vitórias importantes, Lance se tornou campeão pela primeira vez do Tour de France, e repetiu o triunfo no ano seguinte. No entanto, Lance, que já estava acostumado a lidar com a dor e seguir em frente nos treinos, começou a perder a visão, ter enxaquecas e a vomitar sangue e foi diagnosticado com câncer no testículo e dois tumores do tamanho de uma bola de golfe, no pulmão e no cérebro.
Numa entrevista, falando sobre sua doença, Lance disse: "Enganaste-te na pessoa ao escolheres um corpo para viver, cometeste um erro porque escolheste o meu", palavras de alguém que não se conformava com a simples idéia de desistir.
Sua equipe de corrida rescindiu o contrato, obrigando-o a vender seu Porsche e sua casa para cobrir suas despesas e mesmo na batalha contra o câncer, conseguiu encontrar forças para manter o foco nos seus objetivos e com uma expectativa de 40% de chance de sobreviver, Lance voltou a competir após terminar a quimioterapia.
 De 1999 até 2005 Lance foi campeão consecutivamente do Tour of France, quebrou o recorde e manteve seu nome na história do ciclismo. Em 2006, após declarar aposentadoria, correu a maratona de Nova York completando-a em menos de 3h, meta que havia estabelecido para si mesmo, e voltou a competir em 2008 aos 37 anos, para se aposentar das pistas em 2011 na última etapa do Tour Down Under da Austrália.
Lance também criou a "Fundação Lance Amstrong" para a luta contra o câncer, e relatou em vários livros a sua própria história, para demonstrar que é possível superar tudo desde que se tenha energia para tal. O seu primeiro livro, "It’s not about the bike", vendeu milhares de exemplares, êxito que foi repetido com a sua biografia "Vontade de Vencer – A minha corrida contra o câncer”, e hoje aproveita a vida junto a seus filhos sabendo que lutou pela vida e para vida.



 "Se fizermos tudo que somos capazes em prol dos nossos sonhos, não haverá do que se arrepender no futuro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário