sábado, 2 de abril de 2011

Marc Herremans, A Sede da Vitória

“Eu era apenas mais um cara da Bélgica de 29 anos, quando, em um segundo, minha vida mudou... Durante um treino fraturei a coluna, e ouvi do médico que teria que viver para sempre em uma cadeira de rodas. Foi a partir daí que tive que pensar no que me fazia feliz antes. E era o meu sonho de ser campeão mundial de triatlo.”


Devido a seu quarto lugar no Iron Man (Triatlo mais difícil do mundo) da Austrália em 2001, Marc Herremans conseguiu manter a vaga para o torneio seguinte, no Havaí, onde ficou em sexto, e foi reconhecido pelos outros competidores como “O Adversário Mais Durão”. Como Marc só havia começado a treinar em 1998, quando tinha 25 anos (idade considerada avançada para atletas), e já havia conseguido títulos e posições importantes em competições grandes, era considerado pelos treinadores como um atleta de enorme potencial e estava sendo cogitado a disputar uma das três primeiras posições no pódio do ano seguinte.
Mas infelizmente, em 2002, todo o sonho de ser o campeão foi esmagado quando Marc caiu de um desfiladeiro enquanto treinava e fraturou sua coluna. Foi informado pelo médico de que teria que viver em uma cadeira de rodas pelo resto da vida. Mas notavelmente, três meses após o acidente, Marc se recusou em ser desencorajado e começou a treinar para competir como um atleta cadeirante.
Então foi eleito pela imprensa Belga como a personalidade do ano nos esportes e ganhou o apelido de “Mad Max” devido a sua determinação e sua garra em nunca desistir. Apenas dez meses após o seu acidente, ele participou do Iron Man no Havaí, e em 2006 ele finalmente conseguiu alcançar seu objetivo, sendo o primeiro cadeirante a cruzar a linha de chegada na competição.
Em 2003 ele iniciou uma fundação chamada “To Walk Again” (Andar De Novo), que oferece ajuda a outras pessoas com deficiência e investe em estudos com células-tronco, além de ter escrito um livro e ter ajudado nas gravações de um filme feito sobre sua vida. Hoje, quando Marc pensa em desistir, ele lembra que continua sendo aquele mesmo cara da Bélgica.



“Quando sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar também”
                                                                                                          Marc Herremans

2 comentários:

  1. É incrível que o cara não tenha desistido desse sonho audacioso depois de seu acidente. Enquanto isso, muita gente não tem coragem nem pra iniciar uma tentativa de realizar algo que gostaria. E esse vídeo... é muito bonito!!
    Esse blog tem sido um aprendizado a partir dos exemplos de outras pessoas. Parabéns, Matheus!

    ResponderExcluir
  2. São esses comentários que me fazem ver o quanto esse projeto esta ajudando e me mostram que devo continuar seguindo essa linha. Fico muito feliz que esteja gostando e consiga tirar bons exemplos dele. E Marc Herreman é um guerreiro nato que não se ve desanimado mesmo diante de grandes desafios... Uma pessoa que vai sempre mais longe.
    Semana que vem tem mais história!
    Abraço!

    ResponderExcluir