sábado, 30 de abril de 2011

Michael Jordan, O Vôo De Uma Lenda


"Seus fãs o vêem como uma combinação singular de graça, velocidade, raça, força, talento e um forte desejo de competição. E não há dúvidas de que ele redefiniu o conceito de "superstar" da NBA. Esse é Michael Jordan!"

Nascido no Brooklyn, Nova York, ainda bebê se mudou para Carolina do Norte, e quando jovem se interessou por esportes, praticando futebol americano, baseball e (é claro) basquetebol. É engraçado notar que Jordan foi dispensado da equipe de basquete de sua escola por ser considerado baixo (na época tinha 1,80m), mas seu irmão, que era mais alto, ficou na equipe. Já na idade de escolher uma faculdade, optou pela Universidade da Carolina do Norte, devido a sua grande história de títulos no basquete. Vale dizer que todos eram contra, já que ele podia optar pela escola da aeronáutica, onde depois de formado já teria um emprego, e não acreditavam que Jordan teria potencial para ser um titular.
Contra tudo e todos, Jordan seguiu seu sonho, e como todos haviam dito foi posto como reserva no seu segundo ano, o que o desmotivou muito. No entanto, usando aquela mesma motivação que o tornou famoso, treinou todo o verão (período de férias) com uma meta apenas: nunca mais sentar no banco de novo. E como tal consagrou- se campeão universitário. Jordan, que escreveu o livro "Nunca Deixe de Tentar", diz que o seu segredo para atravessar esse período, como tantos outros em sua vida, foi usar "metas de curto prazo", isto é, não ter como meta imediata ser um campeão da NBA, mas ser o campeão do torneio universitário.
Em 1981, Jordan então integra a equipe do Chicago Bulls e começa uma carreira única de sucesso. Mas foi só em 84, por sua convocação para a seleção americana, que o mundo todo descobriu seu nome, sendo campeão olímpico e repetindo a proeza oito anos mais tarde. Como o atleta que foi, conquistou três campeonatos seguidos na NBA antes de trocar o basquete por baseball (seu esporte dos sonhos), mas acabou regressando para mais três títulos consecutivos na NBA. Foi eleito o jogador mais valioso por cinco temporadas, maior “cestinha” em dez, maior ladrão de bolas em três, e chegou a marcar 69 pontos em um único jogo.
Sem dúvidas um atleta único, que soube aproveitar as barreiras e dificuldades que teve como força motriz para buscar sempre mais, coisa que é sempre enfatizada pelo Coach K (treinador da seleção americana na época) ao recordar momentos marcantes como este: ao fim de um treino, Jordan pediu para que ele permanecesse na quadra para ajudá-lo com arremessos livres, demonstração única de humildade por um atleta de feitos históricos já naquela época.
Um exemplo de sabedoria, desafio e garra. Alguém que teve medo das dificuldades, mas as enfrentou com destreza, como todos que seguem o caminho para sentir o gosto de saber que são vitoriosos!


"Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer"
                                                                                          Michael Jordan

6 comentários:

  1. Nossa! Sempre imaginei que o Jordan fosse um fenômeno do basquete desde garoto. Nunca iria pensar que ele era "pereba" no início. Essa foi inédita pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez, muito tempo atrás, quando eu era atleta de judô, vi uma palestra do Oscar Schmidt em que ele repetia constantemente em sua história: "Eu não era o melhor jogador de basquete. Mas treinava sempre para ser o melhor". Com isso, não só conseguiu ser campeão olimpico, ganhando a final contra o EUA, mas se tornou um exemplo para todos seus companheiros de equipe. A fama, a tecnica, a força não vem de nascença, mas através dos grandes esforços que estamos dispostos a fazer em prol de realizar algo.
    Muito Obrigado pelo comentário Thiago, me faz feliz saber que gostou da história.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. De fato, jamais pensei em Michael Jordan como um lutador nato, sempre o vi como, apenas mais um universitário americano que teve "sorte" de ter sido descoberto pelo talento que tem. Mas depois desta matéria, percebi que seus fãs, têm muito mais motivos para te-lo como ídolo do que qualquer outro. Nada desta vida é fácil, sempre temos que lutar por algo, mas, quanto mais esforço fizer para conquistar algo, mais adocicada será o gosto da vitória!
    Parabéns pelo blog Matheus, não poderia esperar menos de um irmão DeMolay! Forte abraço e vida longa ao Projeto Superar!

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado Irmão Diogo.
    Admito que também fiquei surpreso quando li pela primeira vez a história do Michael Jordan, mas depois de pensar um pouco sobre o assunto, me fez ver o quanto não existe alguém que só tenha colhido resultados sem nunca ter plantado nada e como sua história era um grande exemplo disso. Até os mais incriveis, também são pressionados para baixo e precisam se levantar. E é nesse momento que se tornam lendas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Admito que também fiquei surpreso quando li pela primeira vez a história do Michael Jordan

    ResponderExcluir
  6. Admito que também fiquei surpreso quando li pela primeira vez a história do Michael Jordan

    ResponderExcluir