sábado, 18 de junho de 2011

Coach Carter, Alma de Herói

“Pressionado entre fazer o certo e agradar uma população acostumada a derrota na vida. Soube manter seus preceitos e honra acima de ego e vaidade. E mesmo quando o mundo parecia estar contra sua vontade, sua vitória veio com maior garra, transformando vidas a partir da sua paixão. Seu nome é Ken Carter.”

 
Procurado para treinar a equipe de basquete escolar da escola Richmond, aceitou no primeiro instante sabendo que poderia trazer algo a mais para completar na vida daqueles adolescentes. Algo que conquistou no passado, quando foi campeão pela mesma escola.
Era o ano de 1999 e foi com grande expectativa que se esperava o novo treinador, que traria o mesmo brilho que sua equipe havia vivido na escola. No entanto, no seu primeiro dia de treino, trouxe em suas mãos contratos redigidos por ele, aonde constavam coisas como: “Em dia de jogo, usar camisa social e gravata.”, “Ter a média mínima para poder se candidatar a uma bolsa de estudos na universidade”, entre outras coisas. Injuriados com esse tipo de tratamento, muitos desistiram e saíram do time, dentre eles até o melhor ladrão de bola da temporada anterior. Mas com a frieza da certeza no que estava fazendo, iniciou os treinos e exigiu de sua equipe o máximo deles, até de seu filho, que pediu transferência escolar, por vontade própria, para ser treinado por seu pai.
Ganhando todas as partidas que enfrentaram no campeonato regional, comemoram a vitória, até que Carter ter sua maior decepção... Sua equipe vitoriosa tinha mais da metade dos integrantes com notas muito abaixo da média, quase ao ponto de repetirem.

Nós falhamos como uma equipe, eu falhei com vocês” Carter disse aos alunos no treino seguinte.

Com isso fechou as portas da quadra, iniciou um novo projeto juntos aos outros professores e disse que só voltariam a jogar no estadual assim que todos os atletas estivessem dentro da média.
Repercutido por todos os jornais, sua atitude foi levada a corte escolar e a comissão de diretores votaram sobre a decisão de manter ou demitir Carter de seu posto. Com a maioria dos votos, Carter foi demitido.
No entanto, quando foi buscar seus pertences no dia seguinte viu não só seus alunos na quadras, mas seus professores e diretora, ensinando e mantendo as palavras do contrato. Com isso Carter foi reintegrado na escola e continuou treinando a equipe ao longo da temporada, perdendo apenas os dois jogos iniciais, que foi o tempo necessário para todos conseguirem as notas mínimas.
Ao final daquele ano, inúmeros atletas da equipe haviam conseguido uma bolsa de estudos em universidades e sua história foi retratada no filme “Coach Carter – Treino Para a Vida” com Samuel L. Jackson interpretando Carter.
Hoje Carter, além de dar palestras, ser empresário e ativista educacional, fundou uma escola que ele diz “prepara os alunos para a vida”.

 
"Qual é o teu maior medo?

O nosso maior medo não é sermos inadequados.
O nosso maior medo é sermos infinitamente poderosos.
É a nossa própria luz, não a nossa escuridão, que nos amedronta. 
Sermos pequenos não engrandece o mundo.
Não há nada de transcendente em sermos pequenos, pois assim os outros não se sentirão inseguros
ao nosso lado.
Todos estamos destinados a brilhar, como as crianças.
Não apenas alguns de nós, mas todos.
E, enquanto irradiamos a nossa admirável luz interior, inconscientemente estamos a permitir aos outros fazer o mesmo.
E, quando nos libertarmos dos nossos próprios medos, a nossa presença automaticamente libertará os medos dos outros."


Nenhum comentário:

Postar um comentário