sábado, 25 de junho de 2011

Sylvester Stallone, Determinação e Superação

"O retrato da superação e luta contra um destino que rema contra sua vontade. Não só inspirou sua geração, como até hoje é um ícone da determinação de um homem com uma chance nas mãos. Conheçam a história de Sylvester Stallone e a criação de seu personagem mais famoso, Rocky Balboa."

Nascido em Nova York, possui como suas marcas registradas, seus olhos caídos e sua voz grave, resultados de um nervo que foi danificado durante o parto. Essas anormalidades, unidas ao seu nome, fizeram com que tivesse dificuldades durante sua infância. Expulso de quatorze escolas quando tinha quinze anos, finalmente chegou à Devereaux Manor, uma escola particular para jovens problemáticos na Pensilvânia. No entanto, sua fraca performance acadêmica Ihe deixou com poucas opções de faculdade e como era muito jovem para se alistar na marinha, Stallone entrou numa escola de beleza. Rapidamente, descobriu que tinha poucas habilidades para pentear cabelos e conseguiu uma bolsa de estudos para um colégio americano na Suíça, onde ele pagava suas aulas de arte dramática ensinando educação física às garotas.
Após voltar ao EUA, entrou para o departamento de artes dramáticas da Universidade de Miami, mas infelizmente seus professores tentaram desencorajá-lo da carreira de ator. Mas ele não se convenceu e, um pouco antes de se formar, desistiu e foi para Nova York. Vivendo em pequeno apartamento, onde descrito pelo prórpio Stallone, dava para fechar a porta e abrir a janela ao mesmo tempo sentado na cama. Passava horas escrevendo roteiros e ideias que surgiam em sua mente, mas um tema em especial se fixava na sua cabeça o que acabava por sempre voltar nas suas histórias, que era "sonhos não realizados". "Acho que é um dos temas mais permanentes e uma das passagens mais difícies para as pessoas aceitarem." Conta Stallone em uma entrevista.
Em uma luta de Muhammad Ali contra Chuck Wepner, Stallone, que é grande fã de lutas, estava na plateia e viu algo que ninguém, acreditou. Chuck, um desconhecido e dado como "peso morto" numa luta contra o incrível Ali, o derrubou. Não foi vitorioso na luta, mas inspirou Stallone a criar uma nova história, de um lutador que não tinha muito do que se orgulhar na vida, estava acostumado a ser deixado de lado, mas teve a chance de enfrentar o melhor dos melhores e soube aproveitar cada segundo disso. Nascia então Rocky Balboa.
Com um roteiro nas mãos faltava um produtor, e em uma das inúmeras audições que Sylvester tentava, ao sair, falou para os produtores da peça que também escrevia e eles disseram "Então volta outro dia e nos mostra o que vc tem. Vendo um potencial no roteiro, quiseram comprar de Stallone, que recusou de primeira. "Começou com 20 mil, depois foi para 50 mil, mais tarde 100 mil... Mas eu sabia que se não atuasse no filme e ele fizesse sucesso eu me jogaria da ponte no primeiro instante." Conta Stallone.
Irredutivel quanto a atuar no filme, fechou com os produtores e iniciou a procura de outros atores para contracenar e numa audição com um cara metido a durão, disse para os produtores que se ele pudesse fazer a audição com um ator de verdade seria melhor (ele fez a audição com o próprio Stallone) e os produtores disseram que a pessoa que ele tinha feito a audição interpretária o papel principal e ele respondeu -"Talvez o Stallone melhore com o tempo." Com esse tipo de atitude, o papel de Apolo Creed havia sido preenchido.
Ao longo das filmagens foram inúmeros contratempos que surgiram, sem contar o baixo orçamento que eles possuiam para a produção, mas com a cabeça erguida e a esperança de que seria um sucesso fez com que Stallone sempre soubesse olhar pra frente e seguir o principal tema que seu personagem pregava, lutar a qualquer custo pelo seu sonho.
Ao final das filmagens, em sua noite de estreia, tudo parecia ser horrivel, ninguém ria quando era para rir, ou chorava quando era para chorar e ao fim do filme já não tinha mais ninguém no lugar e Stallone ficou sentado cabisbaixo ,com sua mãe ao seu lado, pensando - foi bom em quanto durou. Mas ao descer as escadas viu que todos estavam lá o esperando e aplaudindo e foi nesse momento que ele sobe que sua luta não tinha sido em vão e havia futuro para tudo.
Com um curriculo de mais de 50 filmes que atuou e/ ou dirigiu, sem dúvida surpreendeu todos aqueles que duvidaram daquele homem de fala esquisita e com cara de brigão.
   


"Eu acho que a gravidade age sobre tudo, incluindo as carreiras, mas os pêndulos balançam e as montanhas se tornam vales depois de um tempo... se você continuar caminhando." Sylvester Stallone

Um comentário:

  1. Maravilhosa estória de persistência. Que sirva de exemplo para muita gente que desiste antes de tentar.

    ResponderExcluir