sábado, 9 de abril de 2011

Heloisa "Zica" de Assis, Beleza Natural

"A infelicidade com as regras impostas foi o que a motivou a andar na direção de seu futuro. Com ousadia, crença e suor, arriscou e conseguiu vencer. Pois a vida é justa quando temos um sonho e decidimos conquistá-lo. E é assim que ela chega cada dia mais longe."

Carioca de coração, criada no bairro da Tijuca, Heloisa "Zica" de Assis é uma mulher muito comum quando analisamos sua história. Filha do meio de uma família pobre de 13 irmãos, e moradora de uma favela, começou a trabalhar aos 9 anos. Entregava roupas lavadas, vendia roupas íntimas e cosméticos, e era diarista. Conta que sempre sofreu com seus cabelos no trabalho e na vida amorosa, já que queria poder tê-los soltos, mas sem precisar alisá-los, o que era reprimido por suas patroas e fazia com que os homens não se interessassem tanto por ela.
Nesse dilema entre querer agradar suas patroas e se ver feliz consigo mesma, se inscreveu num curso de cabeleireiro numa igreja perto de sua casa. Não para que isso se tornasse sua profissão, mas para se ajudar a se sentir melhor com sua aparência. Na busca de um creme ideal, conversou com fornecedores de cosméticos e conseguiu matéria prima para fazer experiências em casa. E num estudo que levou 10 anos, inventou o creme que buscava.
Na época, o único bem que sua família tinha era um fusca, e visando um futuro próspero convenceu seu marido a vendê-lo para abrirem um salão no fundo de casa. Meses após a inauguração, já se fazia fila na calçada da rua. “O salão abria às 8h da manhã, mas às 5h já tinha fila com dezenas de pessoas”, conta Zica. Num trabalho árduo, o salão caseiro foi um sucesso, até que Zica e seus sócios resolveram expandir e abriram a rede de salões Beleza Natural.
Em 2004, inauguraram a fábrica Cor Brasil Cosméticos; e em 2005, último ano em que foram divulgados os números da empresa, teve um faturamento de R$ 19 milhões. Zica, que trabalhava desde criança, tendo que deixar sempre os estudos em segundo plano, pôde começar então a sonhada faculdade, de que admite ter “perdido” algumas aulas para visitar feiras de cosméticos na Itália. Mas convenhamos: a essa altura, ela pode se dar esse luxo de vez em quando.


2 comentários:

  1. Adorei!! Acho muito legal a história dela :)
    Meu professor da faculdade nos levou para a sede, é aqui perto da minha casa, para uma visita... Ela não estava presente, mas o coordenador nos contou a história dela e é excelente!
    Outra coisa muito inspiradora da parte dessa empresa é que ela treina seus funcionários lá mesmo e os incentiva a fazer cursos, ajuda com a graduação deles, é muito interessante! Não posso ver o vídeo agora, mas depois volto aqui pra dar uma olhada! É uma ótima história, um exemplo muito bom. Bjjs

    ResponderExcluir
  2. Idéia muito boa a que o seu professor teve em leva-los para conhecer a sede da empresa e a história de Zica! Deviamos ter mais contato com empreendedores no Brasil, pois acredito que empresas como essa e tantas outras, que trazem toda uma história de crença em que algo pode ter um futuro é passada a frente para seus funcionários, deixando que a organização seja vista como uma empresa e passando a ser uma família.
    Muito Obrigado por partilhar seu comentários conosco Celle.

    ResponderExcluir